Tratamentos

Expertise profissional, plenitude no atendimento →

O Dr. Lobo é cirurgião buco maxilo, com mais de 45 anos de experiência. Mas ele também conta com uma equipe altamente especializada de profissionais para atendê-lo na plenitude.

Cirurgia Ortognática


É uma cirurgia que restabelece um padrão facial em pacientes adultos que apresentam alterações no desenvolvimento ósseo facial, como por exemplo queixo para frente ou para trás, mordida errada, dificuldade para abrir e fechar a boca, etc. Esta cirurgia visa a simetria funcional, já que propiciam aos pacientes uma melhora significativa na mastigação, respiração e até na prevenção de possíveis problemas articulares”, analisa, além de promover uma melhoria na simetria estética, embelezando os traços da face e proporcionando um sorriso perfeitamente alinhado e simétrico.

O tratamento deve ser realizado juntamente com um ortodontista, que irá preparar, posicionar corretamente a arcada dentária, buscando o equilíbrio dental e movimentos funcionais. O ortodontista em muitos casos atua antes e pós a cirurgia.

Sinais e sintomas clínicos
São os mais comuns queixo muito para frente, queixo muito para trás, sorriso muito alto, mordida aberta, dificuldade em fechar a boca, respiração bucal, ronco, apneia obstrutiva do sono, dentre outros.
Veja mais

Distúrbios Estéticos que Comprometem a Função da Face


Muitas pessoas sofrem de dor facial crônica que pode ser devido a distúrbios funcionais da face. É muito comum problemas que envolvem a área mandibular.

As articulações temporomandibulares estão entre as mais complexas do corpo humano, são responsáveis pelos movimentos da mastigação, deglutição, fala, abertura e fechamento da boca.

Qualquer problema que comprometa estas articulações, pode causar em enfermidades dolorosas. 

Como sintomas pode ser  dores de cabeça e no pescoço, estalos na mandíbula e dor próxima a região do ouvido.

Ortodontia


Especialidade que tem a função de restaurar a estética dos dentes, sempre associada à saúde e à funcionalidade bucal, devolvendo a harmonia ao sorriso. 

O ortodontista é o dentista especializado na correção da posição dos dentes e dos ossos que compõem o maxilar. O mau posicionamento pode causar um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas.

Ele irá analisar a sua condição bucal e irá aconselhar o uso de um aparelho de correção ortodôntica ou não.

Problemas na ATM


A ATM é uma articulação do corpo humano que liga a  mandíbula ao crânio. Os músculos desta articulação controlam os movimentos  da mandíbula, como abrir e fechar a boca, bocejar, mastigar, falar entre outros. 

Quando esta articulação sofre uma alteração, denominada DTM (disfunção temporomandibular) prejudica a sua função, gerando dores e incômodos. Uma cirurgia buco maxilo pode corrigir definitivamente este problema.

Os Problemas da ATM são extremamente comuns, acometem cerca de 30% da população mundial, em especial, mulheres. Atingem cerca de 10 milhões de brasileiros. *

Sinais e sintomas clínicos
Os mais freqüentes podem ser dor de cabeça, ouvido, pescoço, ombros, estalidos, sensação de travamento ao abrir a boca, sensação de que a mandíbula está projetada para frente, dor ao mastigar, limitação dos movimentos, entre outros.
* Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde)
Veja mais

Reconstrução da Face em Oncologia


A cirurgia para reconstrução da face, é indicada nos casos em que o tumor comprometeu a estrutura da face ou do crânio.

Ronco e Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono


Quando há um estreitamento das vias respiratórias, o paciente faz uso de uma “força” maior para respirar, gerando um som, conhecido como ronco. Este precisa ser investigado, pois pode estar associado a síndrome da apneia obstrutiva do sono, onde o paciente devido ao estreitamento da via respiratória, para de respirar por alguns segundos diversas vezes durante o período do sono, o que pode causar sérias complicações na qualidade de vida. 

Sinais e sintomas clínicos: ronco, falta de ar, noites mal dormidas, sonolência ao dirigir ou durante as atividades diárias, dificuldade de concentração, irritabilidade, pressão alta entre as várias outras que podem comprometer de forma suave ou muito grave a qualidade de vida das pessoas.

Diagnóstico
a)	Clínico – Através da avaliação dos sinais e sintomas dos pacientes realizado pela equipe de bucomaxilo (avaliação do esqueleto da face), otorrino (avaliação do padrão respiratório  como desvio do septo), fonoaudiólogo (avaliação funcional do padrão respiratório), e psicólogo (avaliação do nível de ansiedade que esta patologia pode apresentar.)
Veja mais

Tratamento a Laser Como Profilaxia em Pacientes Oncológicos


É comum os pacientes que estão realizando sessões de quimioterapia e radioterapia nas regiões de cabeça e pescoço, desenvolverem a mucosite oral, caracterizada pela inflamação na mucosa oral (bochecha, lábio, gengiva, céu da boca, língua, garganta).

A mucosite oral dificulta a mastigação, a deglutição e a fala, além de aumentar o risco de infecções locais e sistêmicas, uma vez que essas feridas se tornam porta de entrada para bactérias, interferem na qualidade de vida do paciente.

Tratamento: a Laser terapia devido  a sua ação anti-inflamatória, analgésica e cicatrizante ajuda na prevenção do desenvolvimento da mucosite, aliviando a dor, o desconforto e devolvendo qualidade de vida ao paciente. O cirurgião dentista poderá lhe ajudar com este tratamento. Nos pacientes que desenvolveram a lesão, a laser terapia poderá ser aplicada sobre a mesma.

Traumas Faciais


Estamos sujeitos a acidentes de diversas origens como uma queda, acidente de carro, durante atividade esportiva, acidentes que possa ocasionar uma fratura na face. Se for este o caso, o cirurgião bucomaxilo facial, fará uma avaliação para realizar o tratamento adequado.

Atendimento particular e pelos seguintes convênios